No processo de auditoria realizado na Consultoria de otimização de sites são identificados vários erros comuns, esses erros impedem que o seu site seja classificado nas primeiras posição do Google.
Vamos lista abaixo os erros mais comuns segundo Serpstat e entenda o quão importante é a auditoria do site e verificar seus sites com certa regularidade.
Erro nas Meta tags
Título muito longo , com mais de 65 caracteres. Os mecanismos de pesquisa podem eliminá-lo adicionando reticências, e isso pode acabar não exibindo algumas palavras-chave cruciais.
título duplicado . Tenha sempre tags de título exclusivas para todas as páginas do seu website. Caso contrário, você está tornando mais difícil para os mecanismos de pesquisa descobrir qual página é relevante para a palavra-chave desejada.
Descrição muito longa , mais de 140 caracteres. Se sua descrição for muito longa, o Google truncará isso, adicionando reticências. Embora o Google não considere a descrição de metatags como um fator de classificação desde 2009, uma meta descrição efetivamente escrita pode fazer mais pessoas visitar seu site, enquanto o CTR definitivamente influenciará seus rankings.
Sem Descrição . O Google mostrará a parte do texto da sua página, onde as palavras-chave pesquisadas são usadas. Parece muito pouco atraente:
Descrição duplicada . A tag de descrição deve ser exclusiva para cada página de seu site, assim como a tag Title. As tags de descrição duplicadas criam problemas e desvalorizam seu conteúdo no Google.
Descrição muito curta , menos de 70 caracteres. Não desperdice sua chance de contar mais sobre seu bem ou serviço. Escreva descrições significativas e cativantes, que atrairão clientes em potencial para o seu site.
Título muito curto . Não escreva títulos com menos de 10 caracteres. O título deve ser relevante para o conteúdo descrito na página e incluir as principais palavras-chave.
Falta de título . É um erro crucial, pois o título é um dos principais fatores de classificação. Ele fornece as principais informações sobre o conteúdo da página para os mecanismos de pesquisa e usuários. Se o título estiver faltando, suas páginas provavelmente tenderão a ter classificações baixas, se houver alguma.
Erros na Indexação
Tag iframe . Esta tag está desatualizada. As informações que ele contém não são indexadas pelos mecanismos de pesquisa. Além disso, afeta negativamente a velocidade de carregamento da página, que é um dos fatores cruciais do ranking.
Conteúdo de texto insuficiente . Os mecanismos de pesquisa verificam a relevância do conteúdo. Páginas vazias ou quase vazias têm chances muito baixas de obter posições mais altas e, o mais importante, até mesmo a existência de tais páginas pode afetar negativamente as classificações do site inteiro.
Elementos flash encontrados . Os elementos flash estão desatualizados, portanto, a maioria dos navegadores não suporta flash.
Erro na Heading
Falta H1 . A tag H1 – afeta altamente as classificações de SEO. Ele fornece informações adicionais sobre a relevância do conteúdo da página. E como é muito mais provável que o Google não mostre a página que não é 100% precisa, essas páginas não obterão classificações altas.
Código de status HTTP
Código de status 4xx HTTP . Isso significa que existem links que levam às URLs que retornam o código de status 4xx. Se o seu site tiver muitas páginas inexistentes, isso afetará negativamente seu orçamento de rastreamento. Como a SE irá desperdiçá-lo, indexando páginas inexistentes, em vez de verificar as necessárias.
Código de status 5xx HTTP . Isso significa que o usuário fez a solicitação válida, mas o servidor não conseguiu concluir a solicitação. E um site mal mantido não é algo que o Google vai classificar altamente.