Como fazer uma otimização de SEO On-Page

Como fazer uma otimização de SEO On-Page

Você sabia que é possivel modificar aspectos do site do seu negócio para que ele aumente a relevância na busca?

Os itens listados baixo vão ajudar seu site a ficar TURBINADO e aumentaram as chances do Google te considerar como um bom resultado para uma busca realizada pelo seu cliente. Isso é o que os especialista em SEO (como a Spartan Digtial) chamam de “otimização on-page”.

Veja agora alguns desses elementos e como eles podem ser utilizados para que você obtenha melhores resultados em SEO.

 

Título da Página

O Título da Página (“title”)  é a uma propriedade do código HTML, identificada por meio da frase que aparece na aba do navegador ou na página de resultados do Google como essa baixo:

otimização title

Quando estamos falando sobre SEO, o Título da Página é o elemento mais importante de todos. Porém, muitas vezes seu espaço é ocupado por slogans ou frases que não descrevem bem a página ou que não usam as “palavras chaves” que realmente importam no negócio. Como resultado, o Google pode não fazer uma relação entre seu site e o que o cliente busca.

Algumas dicas para criar um title ideal:

  • Use o tamanho máximo de 65 caracteres para o título
  • Crie um único título por página
  • Este título precisa ser condizente com o conteúdo da página
  • Explore a principal palavra-chave do conteúdo da pagina
  • Se sua marca for um diferencial, ponha ela no final do título
  • Evite escrever os termos separados por vírgulas

 

 

Meta Description

A Meta Description é um código inserido na página que não tem peso como fator de rankeamento, mas isso não significa que ela deve ser deixada de lado, a meta-descrição é aquele fragmento descrevendo sua pagina nos resultados de busca, conforme imagem abaixo:

otimização meta description

Veja como ele informa ao usuário exatamente o que a página aborda, nesse texto você tem a oportunidade também de convencer seu cliente de que vale a pena clicar no link para ler o conteúdo.

Algumas dicas para criar a Meta Description:

  • Pense em um texto atrativo e convincente para aumentar a taxa de cliques
  • Tente colocar elementos de algo chamativo, interessante e curiosa com uma call-to-action
  • Use o limite da meta-descrição de 160

 

URL (endereço da página)

A URL da sua pagina ou endereço da pagina é um elemento pela qual o Google considera como peso no rankeamento e faz parte de um bom plano de otimização de site.

Crie a URL da sua pagina pensando na descrição e que contenha a palavra-chave desejada, por exemplo, se eu vendo cartões de visita, você poderia usar algo como “http://seusite.com.br/cartao-de-visitas”.

Evite criar URL’s com códigos como no exemplo “http://seusite.com.br/cdv8899-ml778”, O que isso quer dizer?

Se o seu cliente final não vai entender, isso também não é bom para o Google e outros buscadores.

otimização de URL

Algumas dicas para mandar bem da criação de URL:

-Use as URLs mais curtas o possível

-Evite o uso de números em excesso.

-Não crie URL baseadas em data, pois caso atualize o conteúdo, será necessário criar uma nova URL.

 

Imagens

Imagens são ótimas maneiras de mostrar para o Google do que seu conteúdo está falando, você pode fazer uma otimização de imagens (SEO) em seu site de 3 formas efetivas.

  • O nome de arquivo
  • O texto alternativo (alt text)
  • O tamanho do arquivo (peso)

Seguindo esses itens você ajudará o Google a determinar qual é o assunto da imagem inserida naquela página, de qual contexto você está falando, qual o objetivo desse conteúdo e também impactam no tempo de carregamento porque você otimizou as imagens.

Use nomes simples e diretos, ou seja, que descrevam a imagem unicamente pelo nome do arquivo. Um exemplo de como não deve ser o nome “25-Apr-2018_22-36-33-bcfc496139d25d3f063ff9f141bd4627”, você consegue adivinhar do que se trata sem abrir o arquivo?

Segundo, todas as imagens de uma página devem ter um texto alternativo (alt text) caso a imagem não seja exibida. Essa tag HTML ajuda os robôs do Google a entenderem o que a imagem representa.

Em terceiro lugar a imagem deve estar otimizada e compactada, isso ajuda principalmente no tempo de carregamento da sua pagina que é um fator de muita importância, ainda mais pensando na era mobile. Você acha que seu cliente vai esperar 10 segundos para seu site abrir no Smartphone dele?

 

Headings

Headings são os títulos e subtítulos no código de uma página, esses elementos HTML indicam a prioridade de algumas partes da página sobre outras, variando entre H1 e H6, sendo H1 o conteúdo mais importante para H6 o menos importante.

Os Headings são indicados por códigos <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6>. Na maior parte dos casos, o H1 é destinado ao título da página, e os outros códigos para subtítulos, mantendo uma hierarquia de prioridades.

Ter a palavra-chave buscada dentro desses subtítulos também ajuda no fator de rankeamento do Google.

Ajustando seu Headings:

  • Use um único H1 por página.
  • Use quantos H2 e H3… e demais para separar o resto do conteúdo.

Esse artigo foi escrito exatamente dessa maneira, enquanto o título é H1, os subtítulos do post são todos H2, veja imagem do código fonte da pagina mostrando exatamente isso:

otimização-de-heading-subheads

 

Linkagem Interna

Toda a internet é composta por nada mais nada menos que links como esse (no caso clicando você irá para a home). Os usuários navegam o tempo todo por links assim como os robôs de cada motor de busca do Google e outros buscadores.

Otimize a linkagem interna do seu site para que o seu usuário consiga navegar melhor, facilitar o conhecimento de novas páginas para os motores de busca, relacionar com link páginas que abordam assuntos semelhantes.

 

Sitemap.XML

Esse é sem dúvida uma das melhores ações que podemos realizar em nossos sites que facilitam a leitura e interpretação do site para os robôs dos motores de busca.

otimização-XML-Sitemap

Com a criação e envio do sitemap.xml, você consegue aumentar as chances do buscador conhecer todas as suas páginas. Nos benefícios dessa prática, incluem-se:

  • O tempo de indexação de suas páginas torna-se menor;
  • URL’s com má linkagem interna que dificilmente seriam encontradas pelo processo padrão de rastreamento dos motores de busca, passam a ter grande possibilidade de serem descobertas.

 

 

 

Você tem algumas dúvida? Quer mais alguma dica!? Faça um comentário que vou te responder 😉

 

2018-08-16T01:12:50+00:00

About the Author:

Co-Fundador da Agência Spartan Digital, focada em otimizações de sites. Desenvolvedor Web e Especialista em SEO.